domingo, 10 de agosto de 2008

Você pode ajudar o planeta e o seu "bolso" também.


Água é um liquido precioso para toda a humanidade e vale muito dinheiro. Você pode começar a ajudar nosso planeta economizando dentro de casa. Quando você começa a cuidar melhor da sua casa de forma preventiva e correta, é possível duplicar a vida útil dos objetos e economizando dinheiro e ajudando o planeta.

Semanalmente
Procure fazer a limpeza do filtro de água. A cada três meses procure fazer o reaperto dos parafusos dos móveis e limpeza dos arejadores de torneiras, filtro do ar condicionado, aplicar óleo nas dobradiças das portas e janelas, limpar os ralos do chuveiro e cozinha.

A cada seis meses
Procure fazer aplicação de soda caustica na tubulação da cozinha (esse item requer cuidados, pois o material é extremamente corrosivo e o recomendado é contratar um profissional para tal limpeza), lavagem das cortinas e limpeza da caixa d ‘água.

Uma vez por ano
Pelo menos uma vez por ano, dar manutenção nos portões de ferro com tinta esmalte, envernizamento do madeiramento, limpeza da serpentina do ar condicionado, calhas do telhado, limpeza ou troca dos carpetes e estofados, checagem da fiação elétrica e tomadas, revisão dos rejuntes dos azulejos, troca da água e da areia do filtro da piscina.

Escovação dental
Enquanto você escova os dentes, feche a torneira
Para cada 5 minutos de torneira aberta você gasta 12 litros de água. Numa casa com 4 pessoas que escovam os dentes 4 vezes por dia, isso representa 48 litros em cada escovação, o que dá 192 litros por dia, 5.700 litros por mês e 69.120 por ano.

O Banho
Ao tomar banho, desligue o chuveiro enquanto ensaboa
Volte a liga-lo ao se enxaguar. Num banho de 15 minutos, você gasta em média 135 litros de água com o chuveiro ligado. Numa casa com 4 pessoas que tomam banho uma vez por dia, isso representa 540 litros diários, 16.200 litros por mês e 194.400 litros por ano.

O jardim
Se você tem jardim e gosta de regá-los todos os dias, veja duas dicas importantes.
1a Faça a rega pela manhã ou o inicio da noite, quando o clima esta mais fresco e diminui a evaporação; 2a use mangueira com esguicho do tipo revolver. Dez minutos de rega consomem 190 litros de água, e na hora mais fresca, esse consumo cai para 90 litros. Isso representa uma economia diária de 100 litros, mensal de 3.000 litros e anual de 36.000 litros.

Nenhum comentário: