domingo, 10 de agosto de 2008

Cuidados com a rede de esgotos.


A maior parte do esgoto é constituído por água. Esta água é mais que suficiente para ajudar a levar as partículas sólidas presentes no esgoto pelos encanamentos.
Porém, muitas vezes jogamos no vaso sanitário ou em pias e ralos o que deveria ir para o cesto de lixo. Assim, alguns cuidados são fundamentais:

* Não jogar absorventes higiênicos, cotonetes, preservativos, fios de cabelo, embalagens de sabonete, creme dental, fraldas descartáveis, frascos de desodorante, bem como outros frascos plásticos vazios, peças de brinquedo nas redes de esgoto. Este acúmulo de lixo pode estrangular a seção do tubo, provocando o entupimento e represamento do esgoto na tubulação, resultando em vazamentos nas ruas ou calçadas, e o pior, podendo voltar para dentro de sua casa.
*Mantenha sempre a caixa de gordura em condições adequadas. A disponibilidade de caixas de gordura nas pias da cozinha e nas saídas de lava-louças, faz com que essa gordura retida na casa não entre na rede e se acumule nas paredes do tubo, estrangulando a seção de escoamento.

*Não faça ligação de água de chuva na rede de esgoto. Além de receber um volume de água (água de chuva) não previsto, são lançados na rede, resíduos provenientes da varrição dos quintais (areia e folhagens) que, enroscados em algum ponto do coletor, irão provocar o entupimento.

*Não jogue lixo no vaso sanitário. Tenha sempre ao lado dele um cesto de lixo.

*Mantenha nas pias do banheiro e cozinha, uma peneirinha no ralo de saída, a mesma não deixará ir para a rede de esgoto materiais que possam causar entupimentos.

Nenhum comentário: